O contrato de doação da biblioteca pertencente ao Padre Alfredo Vieira de Freitas foi assinado em 2016. Este acervo contém uma obra publicada no século XVI, cinco no século XVII e 29 no século XVIII. A maior parte destes livros foi dada ao prelo na cidade de Lisboa, embora existam igualmente obras publicadas em Espanha (Madrid e Saragoça) e em França (Paris e Avinhão).
A temática predominante neste acervo é a Literatura, sobretudo a Literatura Clássica; encontramos um livro de Cícero e outro de Horácio Flacco. Também surgem obras relacionadas com Teologia, Filosofia e Biografia.
Deste conjunto, destacamos a obra Consideraciones sobre todos los euangelios de los domingos y fiestas dela Quaresma: cõ vn breue paraphrasis de la letra de cada vno dellos, impressa em Lisboa no ano de 1598.
Forma de ingresso: Doação a 24 de outubro de 2016, pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.
Datas extremas: 1598-1804.
Número de registos: 23.
Unidades de instalação: 35.

SANTIAGO, Hernando de, 1598, Consideraciones sobre todos los euangelios de los domingos y fiestas dela Quaresma: cõ vn breue paraphrasis de la letra de cada vno dellos

Ligação ao catálogo

 

  • Local de impressão: Lisboa

  • Impressor: Antonio Alvarez

  • Folha de Rosto:
    Rosto enquadrado por moldura decorada com motivos ornamentais, tendo ao centro uma gravura alusiva a Jesus Cristo crucificado na cruz.
    «Impreso con licencia de la Sancta Inquisicion».
    Dedicatória a D. Pedro Fernandez de Cordoua, Marques de Priegos, Señor de la Casa de Aguilar.

  • Língua do texto:
    Castelhano com citações em latim.

  • Outras características:
    Colofão no final do texto.
    Com glosas.
    Inicial capital decorada motivos fitomórficos.

  • Encadernação:
    Em pasta de papelão revestida com pele castanha gravadas a ferros secos decorada com motivos florais e frisos, com lombada de três nervos; corte pintado.

  • Estado de conservação da obra:
    Folhas amarelecidas e encadernação desgastada.
    Com notas manuscritas.

  • Cota:
    D8,B48,E12,Pe-29