Lançamento da Revista

Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, n.º 3

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), disponibilizou no dia de 1 de julho, Dia da Região, o n.º 3 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série.
O novo número, à semelhança dos anteriores, é publicado em suporte digital e fica alojado em linha, na página institucional da DRABM – https://ahm-abm.madeira.gov.pt/ –, permitindo o acesso livre e gratuito.
O n.º 3, respeitante ao corrente ano de 2021, continua, na senda dos números anteriores, a cumprir elevados padrões de qualidade científica. A revista conta com colaborações de vários autores e, deste modo, divulga 14 artigos, que ficam desde já para a posteridade como alicerces sólidos na construção eterna do edifício do conhecimento sobre o Arquipélago da Madeira.

Os artigos dados ao usufruto dos interessados são os seguintes: «L’Alfenim Maderien et Autres Avatars du Fanîd Maghrébo-Andalou en Atlantique» («O Alfenim Madeirense e Outros Avatares do Fanîd Magrebo-Andaluz no Atlântico»), de António José Marques da Silva; «Levadas e Moinhos de Água na Ilha da Madeira como Projetos Históricos de Fins Múltiplos», de Hartmut Wittenberg e Christiane Rhode; «A Superstição perante o Inquisidor (Madeira, 1618)», de Bruno Abreu Costa; «As Aulas Médico-Cirúrgicas no Hospital da Misericórdia do Funchal (1812-1836)»; de Luís Timóteo Ferreira; «A (E)migração Madeirense à Luz das Certidões de Passaporte (1851-1861)», de Maria Cristina Martins; «O Relatório da Visita do Governador Jacinto António Perdigão ao Distrito Administrativo do Funchal (1866-1867): Leitura Crítica de uma Fonte Histórica Singular», de Ana Madalena Trigo de Sousa; «Um Madeirense ao Comando do Império. Aires de Ornelas e Vasconcelos e a Reorganização Administrativa de Moçambique (1907)», de Gonçalo C. Albuquerque e Fernando Tavares Pimenta; «O Ataque do Submarino Alemão U 156 ao Funchal à Luz das Alterações na Guerra Naval em 1917», de Mathias Saecker; «Fotografia e Cinema: Representações da Madeira entre Jornalismo, Etnografia e Propaganda Turística nas Primeiras Décadas do Século XX. O Caso da Madeira Film e do seu Homem da Câmara», de Ana Salgueiro; «Manuel Luiz Vieira: Uma Vida Dedicada à Imagem (1920-1952)», de Ana Paula Almeida; «O Município do Funchal na Ditadura Militar e no Estado Novo (1926-1974)», de Emanuel Janes; «A Ponta do Sol nos Trilhos da Memória Cultural Madeirense. Identidade Insular em Dois Romances em Perspetiva», de Susana Caldeira; «Os “Retornados” de África – Integração na Madeira (1974-1977)», de Odete Mendonça Henriques Souto; e «A Estrutura Empresarial da Madeira no Período Pós-Adesão à Comunidade Europeia (1988-2008): Análises de Desempenho», de Jorge José de Aguiar Ramos.