DRABM prepara plano de intervenção e apoio às bibliotecas municipais

Formação, enriquecimento de coleções, dinamização cultural e integração dos acervos num catálogo coletivo integrado e acessível em linha 

 A SRTC, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), delineou um plano de intervenção e apoio às bibliotecas municipais da RAM a ser implementado ao longo de 2021. O plano prevê um conjunto de iniciativas que visam promover a oferta de leitura por parte das bibliotecas municipais da RAM e reforçar o seu funcionamento em rede.  

O enriquecimento de fundos e coleções, a definição de procedimentos técnicos e a disponibilização de formação especializada, o desenvolvimento de estratégias de animação e promoção do livro, o crescimento do catálogo coletivo de bibliotecas da Madeira (CCBM) e a disponibilização de novos suportes para a leitura, com o recurso às tecnologias da informação, são os principais objetivos. 

Para delinear este plano de ações, a DRABM, na sua qualidade de órgão coordenador da Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira (RRBPM), realizou, ao longo do ano transato, uma auscultação à situação das bibliotecas municipais da Região. A informação recolhida permitiu identificar os principais problemas e carências destas estruturas, essenciais à promoção do livro e da leitura, e definir prioridades e áreas de atuação.  

Nessa medida, iniciam-se agora os contactos com as autarquias locais, definindo-se uma calendarização de ações. Ao longo do ano estão previstas formações no âmbito da descrição e catalogação de Material Não Livro, da catalogação de publicações periódicas e da indexação. Em julho, será dinamizado um workshop dedicado ao serviço educativo em bibliotecas. DRABM irá igualmente ceder espécies bibliográficas às bibliotecas aderentes e integradas no CCBM, procurando o crescimento e a diversificação das suas coleções e a facilitação do empréstimo interbibliotecas, bem como facultar orientação no que concerne à organização e qualificação dos espaços de leituraNo âmbito do objetivo de fomentar o efetivo funcionamento em rede das bibliotecas da RAM, é indispensável a interoperabilidade dos respetivos sistemas de informação, a promover por via da implementação de um software único de gestão de bibliotecas, igualmente previsto na intervenção a realizar pela DRABM em 2021.  

Estas ações de apoio às bibliotecas municipais da RAM serão desenvolvidas pela recém-criada Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas da DRABM, no âmbito das suas funções de coordenação da RRBPM.