DRABM disponibiliza obras em domínio público

Jaime Sanches Câmara

Em 2021, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira gostaria de comemorar com os seus leitores o Domínio Público, assinalado oficialmente durante todo o mês de janeiro.
Para iniciar este projeto de divulgação mensal de autores e obras disponibilizamos dois projetos do poeta madeirense Jaime Câmara.
CÂMARA, Jaime, 1927, Auto dos Vilões, 2.ª ed., Funchal, [s.n.].
CÂMARA, Jaime, 1920, Fructos, Funchal, [s.n.].
Jaime Sanches Câmara nasceu no Funchal, na Rua das Cruzes, freguesia de São Pedro, a 13 de março de 1881, e faleceu na mesma cidade, a 24 de dezembro de 1946.
Nas letras, dedicou-se essencialmente à poesia, género predominante na sua produção literária, tendo publicado na imprensa e em volume, usando a ilha da Madeira como musa para compor grande parte das suas criações, a qual destacamos nesta notícia Fructos (1920).
Algumas peças de teatro fazem também parte da sua produção literária, em especial destaque este mês o Auto dos Vilões, na qual o poeta, inspirado na Madeira quinhentista, criou um original auto de Natal, cuja ação se desenrola em volta do presépio. A obra, composta em linguagem arcaica, mas de enredo simples, revela quadros de vida do povo madeirense, o seu falar pitoresco, os seus cantares, as suas festas e o seu forte espírito religioso. Estão, assim, reunidos na peça, elementos do folclore da Madeira, dos tempos da descoberta e do povoamento, que o autor recriou e contribuiu para preservar.
GOMES, Sílvia G., 2016, Camara, jaime sanches, em: http://aprenderamadeira.net/article/camara-jaime-sanches