Divulgação de obras em domínio público

Maximiliano Eugénio de Azevedo

Este 2021, a DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, um conjunto de autores e obras. As monografias disponibilizadas em linha podem ser livremente utilizadas e estão acessíveis através do catálogo bibliográfico da DRABM.
Este mês destacamos a obra de Maximiliano Eugénio de Azevedo.
Maximiliano Eugénio de Azevedo nasceu no Funchal em 1850. Viveu a maior parte da sua vida em Lisboa, onde faleceu em 1911.
Embora fosse um distinto Oficial de Artilharia, a sua notoriedade veio-lhe das extraordinárias qualidades que tinha nas áreas da historiografia e arquivística militar.
Os seus trabalhos literários eram, na sua generalidade, ligados ao teatro, tendo-se também dedicado ao jornalismo e à crítica teatral.
Uma das obras agora disponibilizada pela DRABM é, precisamente, um exemplo da sua produção na área do teatro. Em casa do filho é uma comédia em um ato sobre costumes madeirenses, datada de 1905.
História das ilhas, título editado em 1899, é uma bem-humorada recolha de pequenos contos dos arquipélagos portugueses.
Para mais informações sobre Maximiliano Eugénio de Azevedo ver:
BORGES, Helena, «Maximiliano Eugénio de Azevedo (Biograf.)», in Dicionário Enciclopédico da Madeira.
SILVA, Fernando Augusto da, e MENESES, Carlos Azevedo de, 1988, Elucidário Madeirense, Fac-símile da edição de 1940-1946, Funchal, Direção Regional dos Assuntos Culturais.
PORTO DA CRUZ, Visconde do, Notas & comentários para a história literária da Madeira, Funchal, Câmara Municipal do Funchal.