Comemorações do Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril o ABM recebeu o escritor João de Melo, numa sessão destinada assinalar o percurso literário do autor e os 30 anos da obra “Gente Feliz com Lágrimas”.

João de Melo nasceu nos Açores. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid. Com mais de vinte livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em mais de dez países.

Ao seu romance “Gente Feliz com Lágrimas” foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). O livro foi, ainda, adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando». Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária. Em março deste ano, o Ministério da Cultura atribuíu-lhe a Medalha de Mérito Cultural.

Também integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro abriu ao público, na mesma data, no átrio do ABM, a mostra bibliográfica “Primórdios da Biblioteca Pública e primeiras coleções”.