Apresentação pública do catálogo «Provas Automobilísticas (entre 1930 e 1949)», o n.º 13 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas

No dia 26 de abril a DRABM apresentou ao público, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, o catálogo «Provas Automobilísticas (entre 1930 e 1949)», o n.º 13 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas, da autoria de Jorge Ramos, Alda Pereira, Manuela Marques e Tânia de Jesus. Com esta edição divulgam-se imagens inéditas que representam provas automobilísticas na Madeira nas décadas de 30 e 40 do século XX; as fotografias provêm sobretudo dos fundos arquivísticos Perestrellos Photographos e Foto Figueiras, que pertencem ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Refira-se que a Madeira possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. Esta herança arquivística constitui, por conseguinte, uma fonte ímpar e multifacetada para o conhecimento da Madeira nos séculos XIX e XX, nas suas dinâmicas internas e relações com o exterior. A coleção “Madeira – Memórias Fotográficas”, composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, em língua portuguesa e em língua inglesa, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos de história.

Esta edição está disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira e no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, e tem o preço de 12,50 euros.