SRTC/DRABM assinou protocolo com a Escola Superior de Enfermagem S. José Cluny

A DRABM assinou, no dia 01 de junho, o protocolo de adesão da Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM). O CCBM é um catálogo colaborativo que tem o objetivo de valorizar o património bibliográfico regional através da integração, divulgação e localização de toda a informação constante nas bibliotecas da RAM. A adesão ao CCBM requer a adoção de determinados princípios e normas bibliográficas, definidas pelo órgão coordenador. No âmbito das suas funções de coordenação da Rede Regional de Bibliotecas Públicas (RRBP), a DRABM disponibilizará às bibliotecas aderentes um conjunto de procedimentos a executar, visando a uniformidade dos registos bibliográficos produzidos por todas as bibliotecas cooperantes e a interoperabilidade dos seus catálogos. Também importante é a normalização de procedimentos, relativos ao empréstimo interbibliotecas e a sua adequação às especificidades de cada instituição.
Em 2017 aderiram ao CCBM as Bibliotecas Municipais de Câmara de Lobos e de Santa Cruz. Em 2021 formalizou-se a adesão das Bibliotecas Municipais da Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol, e ainda da Biblioteca da Cúria Diocesana do Funchal, que presentemente é objeto de um projeto de intervenção numa parceria entre a DRABM e a Diocese do Funchal, visando a conservação, catalogação e divulgação por via digital do relevante núcleo de livro antigo desta Biblioteca. Já no decurso de 2022 foi celebrado o protocolo de adesão com as bibliotecas municipais de São Vicente e do Porto Santo.
No final deste processo será possível aceder, numa única plataforma de pesquisa, a toda a informação respeitante aos catálogos das bibliotecas aderentes.