Março no Arquivo e Biblioteca da Madeira...

Coleção Madeira – Memórias fotográficas: novos números

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) disponibiliza os números 5, 6, 7 e 8 da coleção Madeira – Memórias fotográficas.
Com esta edição da DRABM e do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s divulgam-se imagens inéditas dos seguintes fotógrafos: Francisco João Barreto, Alberto Camacho Brandão e Augusto João Soares (primeira metade do século XX), Gino Romoli e outros autores (dos inícios do século XX até 1982) e Joaquim Augusto de Sousa (da década de 1880 até 1905).
Refira-se que a Madeira, através do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (anterior Photographia – Museu “Vicentes”), possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. Esta herança arquivística constitui, por conseguinte, uma fonte ímpar e multifacetada para o conhecimento da Madeira nos séculos XIX e XX, nas suas dinâmicas internas e relações com o exterior.
A coleção Madeira – Memórias Fotográficas, composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, em língua portuguesa e em língua inglesa, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos que ilustram a história, a memória, a cultura e o património regionais.
Os novos números estarão disponíveis para venda na loja em linha  ou presencialmente, na receção do ABM e no Museu de Fotografia da Madeira.

Números 5, 6, 7 e 8 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas:
 
N.º 5: Fotografias da Madeira de Francisco João Barreto, Alberto Camacho Brandão e Augusto João Soares (primeira metade do século XX)
Textos e legendas: Manuela Marques e Alda Pereira.
 
N.º 6: Fotografias da Madeira de Gino Romoli e outros autores (dos inícios do século XX até 1982)
Textos e legendas: Alda Pereira.
 
N.os 7 e 8: Fotografias da Madeira de Joaquim Augusto de Sousa (da década de 1880 até 1905) – património construído e paisagens; acontecimentos, quotidiano e retratos
Textos e legendas: Tânia de Jesus e Zélia Fernandes Dantas.

DRABM em linha...

Disponibilização de um lote de 115 novas imagens do fundo “Perestrellos Photographos”
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um lote de 115 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Perestrellos Photographos.
Deste conjunto destacamos fotografias relativas aos seguintes temas: Rampa dos Barreiros no ano 1935, Banco de Portugal e edifício da Comissão de Assistência. Estão também disponíveis imagens de diversas Quintas, nomeadamente: Quinta Coutinho; Quinta da Achada; Quinta da Choupana; Quinta Cova; Quinta das Almas; Quinta de Nossa Senhora das Angústias; Quinta de São João; Quinta do Pilar; Quinta dos Cedros; Quinta dos Piornais; Quinta Saudade e Quinta Surpresa. Constam ainda registos de vários visitantes como Bernard Montgomery, Carmen Franco, D. Duarte Nuno de Bragança, e Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa. 
Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou explore o fundo “Perestrellos Photographos” na plataforma de pesquisa de arquivos.

Divulgação de obras em domínio público: Maximiliano de Eugénio de Azevedo
Este 2021, a DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, um conjunto de autores e obras. As monografias disponibilizadas em linha podem ser livremente utilizadas e estão acessíveis através do catálogo bibliográfico da DRABM.
Este mês destacamos a obra de Maximiliano de Eugénio de Azevedo.

Maximiliano de Eugénio de Azevedo

Maximiliano de Eugénio de Azevedo nasceu no Funchal em 1850. Viveu a maior parte da sua vida em Lisboa, onde faleceu em 1911.
Embora fosse um distinto Oficial de Artilharia, a sua notoriedade veio-lhe das extraordinárias qualidades que tinha nas áreas da historiografia e arquivística militar.
Os seus trabalhos literários eram, na sua generalidade, ligados ao teatro, tendo-se também dedicado ao jornalismo e à crítica teatral.
Uma das obras agora disponibilizada pela DRABM é, precisamente, um exemplo da sua produção na área do teatro. Em casa do filho é uma comédia em um ato sobre costumes madeirenses, datada de 1905.
História das ilhas, título editado em 1899, é uma bem-humorada recolha de pequenos contos dos arquipélagos portugueses.
Para mais informações sobre Maximiliano de Eugénio de Azevedo ver: BORGES, Helena - Maximiliano Eugénio de Azevedo (Biograf.), in Dicionário Enciclopédico da Madeira.
Silva, Fernando Augusto da, e Meneses, Carlos Azevedo de, 1988, Elucidário Madeirense, Fac-símile da edição de 1940-1946, Funchal, Direção Regional dos Assuntos Culturais; Porto da Cruz, Visconde do, Notas & comentários para a história literária da Madeira, Funchal, Câmara Municipal do Funchal.




DRABM informa...

Ingresso de documentos e oferta de livros (fevereiro)

Cartório Notarial de Santana
Incorporação de livros de registo de escrituras diversas, correspondência recebida referente a pedidos de averbamentos e procurações avulsas arquivadas a pedido das partes (35 livros e 5 pastas).
Datas extremas: 1978/2006.

Monografias oferecidas por Maria Lene de Freitas Jardim.
Total: 5 espécies bibliográficas.

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp