Projeto “Liberdade de Ler” retoma empréstimo de livros às bibliotecas do Estabelecimento Prisional do Funchal (EFP)

A partir de março é retomado o empréstimo de livros às bibliotecas do Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF), dando continuidade ao protocolo de apoio à população reclusa, estabelecido entre a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) e aquela instituição, em 2012.
Uma caixa com cerca de vinte livros, selecionados de acordo com as sugestões recolhidas, circulará de forma alternada entre as bibliotecas. A responsabilidade de gestão deste empréstimo será dos bibliotecários/reclusos afetos a estes espaços de leitura. A cada biblioteca será entregue uma capa devidamente organizada, onde o bibliotecário fará a gestão controlada do empréstimo e será atribuído um cartão de leitor a cada utilizador do espaço. Nestas propostas de enriquecimento das bibliotecas do EPF, além dos romances e livros de autoajuda que nos foram solicitados, incluímos a oferta de revistas e outras publicações.

Na sequência da entrega deste conjunto de livros será dinamizada pela Dra. Ana Cristina Figueira, do ABM, a formação “Como organizar e dinamizar a Biblioteca”, direcionada aos responsáveis das bibliotecas do EPF.
Recorde-se que a biblioteca é encarada no estabelecimento prisional como espaço de socialização e ocupação de tempos livres, um escape à situação de reclusão, permitindo a criação de novas oportunidades de vida.