Divulgação de obras em domínio público

As Saudades da Terra, de Gaspar Frutuoso

A DRABM divulga junto dos seus leitores o Domínio Público disponibilizando, mensalmente, obras de acesso livre e gratuito.
Gaspar Frutuoso nasceu na Ponta Delgada, Açores, em 1522 e morreu em 1591. Foi historiador, sacerdote açoriano, mas sobretudo um cronista insulano, sendo a sua obra, Saudades da Terra, a que lhe deu mais destaque. Dividida em seis livros, esta obra descreve os arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias, referenciando Cabo Verde e outras regiões atlânticas, uma obra que possibilita todo o conhecimento da Macaronésia. Este mês a DRABM destaca o livro II das Saudades da Terra, dedicado às Ilhas do Porto Santo, Madeira, Desertas e Selvagens, o primeiro a ser objeto de uma edição contemporânea, trazendo finalmente esta obra ao conhecimento do público. Esta é a edição anotada por Álvaro Rodrigues de Azevedo, que ao longo de 30 notas apresenta contributos originais e decisivos para o conhecimento da história do arquipélago da Madeira.

Esta monografia pode ser consultada em livre acesso através do catálogo bibliográfico da DRABM e na RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais), agregador nacional para a Europeana.