Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Preservation, Conservation and Restoration

//Preservation, Conservation and Restoration
Preservation, Conservation and Restoration 2017-05-08T14:33:52+00:00

Hot Topics

Projetos

Estudo que tem como objetivo observar o comportamento de diversos materiais contemporâneos quando sujeitos a tratamentos de humidificação e planificação.

O projeto IMCPragas trata-se de um  plano on Line de Identificação, Monitorização e Controlo de Pragas em Documentos Gráficos (IMCPragas) que irá permitir ao utilizador conhecer o tipo de pragas existentes e o seu método de ação, fornecendo as ferramentas adequadas para o seu controlo e erradicação.

Consulte aqui.

Neste artigo apresentamos uma retrospetiva dos projetos mais relevantes realizados pela área da digitalização de 2005 a 2015.  Tem vindo a ser desenvolvida a tecnologia da transferência de suporte, com o objetivo de criar maior proximidade aos leitores.
Artigo relativo ao acondicionamento de negativos de vidro. Foi utilizado o método sink mat, em que os negativos são colocados numa base rígida de cartão canelado neutro, de forma a facilitar o seu manuseamento.
Tabela com os parâmetros ideais de preservação para diversos tipos de suportes: papel, fotográfico e digital.
Cartaz informativo sobre as consequências das alterações da temperatura e da humidade relativa, em documentos gráficos.
Estudo relativo à reintegração mecânica de documentos utilizando a mesa de sucção.
1- Como fazer: caixas para acondicionar um livro
2- Como fazer: verificar infestações em locais de armazenamento
3- Como fazer: correto manuseamento de documentos
1- Controlo das condições ambientais e pragas
2- Higienização de acervos documentais
3- Boas práticas: manuseamento, acondicionamento e armazenamento
4- Transferência de suporte por processo digital
5- Sinalética e tiras de microfilmagem (2009)
Artigo relativo às ações de preservação do espólio fotográfico, em particular a colecção de António Aragão Mendes Correia (AMC).
Estudo sobre métodos de planificação de documentos, recorrendo à humidificação. Visa sobretudo observar e registar a reação de diversos materiais riscadores à presença de humidade, assim como os resultados da planificação do papel após os métodos utilizados.
Artigo relativo à estabilização da tinta ferrogálica e aos trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Preservação, Conservação e Restauro (SPCR) neste âmbito.
Tabela que permite ao utilizador identificar os insetos que danificam os documentos através dos danos e vestígios da sua presença. Determina ainda o ciclo de vida, hábitos alimentares e condições ambientais propícias ao seu desenvolvimento.