DRABM/CEHA-AV promove Congresso de História da Madeira

Inscrições em ceha@madeira.gov.pt

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), promove o “Congresso de História da Madeira – Rumos de Pesquisa, Problemáticas, Análises”.
Este encontro científico terá lugar, no CEHA-AV, entre os dias 23 e 26 de novembro, e fornecerá a oportunidade para divulgar e pôr em diálogo pesquisas e indagações relacionadas com a História, a Memória e o Património do Arquipélago da Madeira.
Pretende-se com este evento a aprendizagem e a discussão de: tópicos novos ou recorrentes de investigação; métodos e abordagens teórico-conceptuais transdisciplinares; evoluções, conjunturas e acontecimentos; constantes estruturais; fenómenos comparativos e especificidades; diacronias e sincronias; condições de insularidade, perifericidade e centralidade – desde o século XV ao século XXI.
Em sinergia com a atividade editorial de pendor científico que a DRABM e o CEHA-AV têm vindo a desenvolver, os artigos que brotem das conferências e das comunicações apresentadas ao congresso serão inseridos em futuros números da revista “Arquivo Histórico da Madeira”, Nova Série.
O congresso permitirá a assistência de quaisquer interessados, dependente da disponibilidade de lugares e mediante inscrição prévia e obrigatória através do endereço eletrónico: ceha@madeira.gov.pt.
As várias intervenções – conferências e comunicações – serão objeto de gravação; os respetivos registos visuais e sonoros serão, posteriormente, disponibilizados no canal de youtube da DRABM.

Caderno do Congressso