DRABM  presente em Coimbra na conferência «Da Madeira para a Huíla. Notas para o estudo do património e da cultura material e imaterial da colonização portuguesa no Sul de Angola»

A DRABM esteve representada no passado dia 5 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no âmbito da conferência «Da Madeira para a Huíla. Notas para o estudo do património e da cultura material e imaterial da colonização portuguesa no Sul de Angola».

Fernando Tavares Pimenta, investigador do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresentou o trabalho de investigação que presentemente desenvolve neste centro de investigação da DRABM.

Esta conferência, conforme resumo apresentado pelo investigador do CEHA-AV, coloca em perspetiva a história da colonização portuguesa no Sul de Angola, mais especificamente na Huíla, por via do estudo do património e da cultura material e imaterial resultante da presença – ao longo de quase um século, 1884-1975 – de um núcleo de povoamento formado por famílias oriundas da Ilha da Madeira. Para além de um significativo património edificado, construído no período colonial, os colonos madeirenses marcaram profundamente a cultura material e imaterial dessa província angolana, sendo disso exemplos a construção de levadas de irrigação e a introdução de um regime de policultura de regadio, bem como a promoção da devoção a Nossa Senhora do Monte, tendo para o efeito erigido um imponente complexo religioso na cidade do Lubango, formado por capela, escadaria e jardins, e que constitui ainda hoje uma das principais referências da espiritualidade católica no Sul de Angola.