Concurso Nacional de Leitura
Madeira conquista 2.º lugar

No passado dia 4 de junho, em Almada realizaram-se as provas finais do Concurso Nacional de Leitura. Estiveram presentes cerca de 220 alunos, representando escolas do todo o país do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário.
A Madeira chegou aos 20 finalistas na prova de palco alcançou o 2.º lugar na categoria de secundário, com a prestação da aluna da Escola Secundária Francisco Franco. Matilde Brazão apresentou em palco a leitura expressiva e argumentação do excerto poético “Há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida”, de Al Berto (antologia O Medo).
Estiveram também presentes na final as alunas Júlia Silva (1,º ciclo), Maria Inês Ribeiro (2.º ciclo) e Ana Maria Silva (3.ºciclo), oriundas do Colégio de Santa Teresinha.
Com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, o Concurso Nacional de Leitura está aberto aos estudantes das escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, das redes pública e privada; aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e aos alunos da Rede de Ensino Português no Estrangeiro do Instituto Camões. Na Madeira, o concurso é dinamizado pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira , com a Direção Regional de Educação.