Carne de vinho e alhos
Antes de fazer a carne de vinho-e-alhos, acerte nos ingredientes
Preencha os espaços em branco e depois clique em "verificar".
Carne de vinho e alhos
A carne de porco é essencial para os pratos mais populares da “Festa”. Associa-se diretamente à matança do porco, outra das tradições mais antigas da época natalícia. O prato principal do dia de Natal foi durante muito tempo a carne de vinho e alhos, mas também os assados, as batatas, o pão, os bolos e os pudins, numa mesa farta.
As sandes de carne de vinho e alhos são muito procuradas nesta época, principalmente durante os dias que antecedem o Natal, nos convívios religiosos ou na famosa noite do mercado (23 de dezembro).
Preparação: Corte a carne em cubos regulares. Faça uma marinada com o vinho, o vinagre, o louro, o alho picado, a malagueta, um pouco de manjerona, sal e o cubo de caldo de carne. Deite a carne nesta marinada e deixe assim durante 2 dias. Aqueça bem a mistura das gorduras e aloure os cubos de carne em todos os lados. Retire e reserve. À gordura que ficou, junte a marinada e deixe ferver um pouco. Embeba as fatias de pão neste molho e coloque-as na travessa de serviço. Por cima, disponha a carne frita. Acompanhe com as batatas cozidas e polvilhe tudo com salsa picada.