Bolo de Mel da "festa" madeirense

Para obter um Bolo de Mel madeirense basta acertar nos seus ingredientes e no modo de fazer!

Preencha os espaços em branco e depois clique em "verificar".

O tradicional Bolo de Mel

A confeção do bolo de mel é conhecida desde épocas remotas, essencialmente por se tratar de um alimento de boa conservação. Apesar da sua popularidade, esta iguaria estava muito associada gastronomia conventual e reservada às classes sociais mais elevadas, devido ao custo dos produtos para a sua elaboração, onde se incluem as especiarias.
Recentemente, tornou-se uma tradição indispensável para o natal madeirense. As famílias reúnem-se para amassar o bolo de mel que é cozido em casa ou nos fornos das padarias.
Receita do Bolo de Mel do Convento de Santa Clara da Madeira
(Séculos XV – XIX)

Ingredientes:
Farinha – 4 kg
de cana – 3 litros
Açúcar de cana – 1,5 kg
moída – 125 gr.
Erva-doce moída – 125 gr.
Cravinho moído – 30 gr.
– 1 kg
Banha – ½ Kg
Fermento – 2 pães (em massa)
Nozes, amêndoas, passas, cidra
– um pouco

Preparação: Coloca-se num de barro ou madeira a farinha, o açúcar, e os restantes ingredientes em pó (canela, erva-doce, cravinho) e mistura-se muito bem. Depois abre-se uma cavidade ao meio e aí depositamos a manteiga, a banha e os pães em massa (já levedados). O mel é , sem deixar ferver e vai-se a pouco e pouco juntando e desfazendo as gorduras e os levedados. A levedura deve ser desfeita com um pouco de água morna e juntar-se à massa. As frutas picadas vão-se juntando, até formar uma massa homogénea. Depois de bem amassado, cobre-se com papel vegetal e um cobertor ou outro pano quente, de preferência de lã. Deixa-se em repouso a levedar, durante . A seguir, tende-se (estende-se) os bolos, colocam-se nas pudineiras ou vasilhas untadas com manteiga e guarnecemos os bolos com amêndoas, nozes e cidra. Finalmente os bolos vão a cozer em forno não muito quente. Sabemos que os bolos estão cozidos quando as amêndoas ficarem bem . Cerca de 45 a 60 minutos, após colocados no forno.