Missão e Visão

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Missão e Visão 2017-10-23T13:17:27+00:00

Missão, Visão e Valores Institucionais

Competências

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, abreviadamente designado por ABM, é uma unidade orgânica nuclear, equiparada a Direção de Serviços, e sob a dependência da Direção Regional da Cultura.

O ABM é a unidade orgânica com atribuições e competências no domínio da gestão dos arquivos da RAM e da biblioteca pública regional, tendo como fins fundamentais a salvaguarda e valorização do património arquivístico, a promoção da execução da política arquivística da Região, a valorização do património bibliográfico e a criação e difusão de hábitos de leitura.

(art.º 4.º da Portaria n.º 50/2016, de 19 de fevereiro, que aprova a organização interna e a estrutura nuclear da Direção Regional da Cultura)

Missão

  • Salvaguardar e valorizar a herança documental da Região Autónoma da Madeira e garantir a memória contínua da sua Administração;
  • Integrar o património documental e bibliográfico da Região e torná-lo mais conhecido, disponível e fruído por todos, numa ótica de promoção da ciência, da cultura e da literacia.

Visão

Afirmar-se como polo dinamizador e promotor do conhecimento, da história e da cultura madeirenses, contribuindo para o progresso social e económico da Região e para o fortalecimento de uma cidadania participativa.

Valores

Compromisso – Atitude de empenho, responsabilidade e compromisso nas relações externas ou internas. O interesse público em primeiro lugar.

Acessibilidade – Investimento em estratégias de abertura ao público que permitam promover o acesso à informação e ao conhecimento, respeitando e valorizando as regras de comunicabilidade do património documental.

Orientação para o cliente – Atendimento competente, eficiente e qualificado, visando a satisfação das necessidades dos utilizadores e considerando a crescente exigência do serviço público.

Inovação – Interiorização da necessidade de melhoria contínua e abertura à introdução de soluções tecnológicas e simplificação de processos, que contribuam para a diferenciação dos serviços prestados.

Qualidade – A aposta na qualidade implica aperfeiçoamento de recursos, processos e serviços prestados, bem como valorização do capital humano da organização.