Empréstimo domiciliário

Monografias objeto de empréstimo domiciliário:

  • Obras literárias e científicas assinaladas com fita verde na lombada, em livre acesso nas Salas de Leitura Geral e Infantojuvenil, ou todas as obras com a indicação “EMPRÉSTIMO” registada no catálogo informático;
  • Todos os documentos pertencentes ao fundo tiflológico (documentos em braille e livros sonoros), salvo os sujeitos às restrições de consulta definidas no regulamento geral de acesso.

Acesso:

– Serviço gratuito e acessível a qualquer utilizador portador de cartão de leitor.

– N.º de obras emprestadas: máximo de 2 obras literárias (por 30 dias) e 3 obras científicas (por 7 dias). Obras do fundo tiflológico: máximo de 2 obras (por 15 dias), renovável uma vez. Na Sala InfantoJuvenil é possível requisitar 5 livros de qualquer área temática durante 30 dias, com possibilidade de renovação por igual período, caso não haja lista de espera.

– Pode efetuar uma reserva da obra desejada quando esta não se encontre disponível por motivos de empréstimo domiciliário.

– Caso não haja reservas, é permitida uma renovação por período igual ao do empréstimo. O pedido de renovação pode ser efetuado no balcão de atendimento da Sala de Leitura ou online, aqui. Entre na área Minha Biblioteca com o seu número de leitor e a password (por defeito foi atribuído o número do cartão de cidadão). Terá acesso aos seus empréstimos e poderá solicitar a renovação dos mesmos.

– Os atrasos nas devoluções comportam penalizações.

Contactar o serviço de empréstimo domiciliário, por email, aqui.

Ver Regulamentos.

Empréstimo interbibliotecas

Consiste na requisição a outras bibliotecas de obras que não existem no acervo do ABM. A requisição é feita pelo ABM, que se responsabiliza pelas condições exigidas pela biblioteca de origem. A consulta tem de ser presencial, na Sala de Leitura Geral.

Acesso:

– Preenchimento de formulário no balcão de atendimento da Sala de Leitura Geral.

– Custos do serviço e transportes são suportados pelo utilizador requisitante.

Contactar o serviço de empréstimo interbibliotecas, por email, aqui.