ABM assinou contrato de depósito com a empresa William Hinton & Sons, Lda para entrada do arquivo do Engenho Hinton

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) assinou um contrato de doação com a empresa William Hinton & Sons, Lda., que formaliza a entrada do arquivo do Engenho Hinton. O arquivo do Engenho Hinton foi entregue à Região pela representante da empresa Dra. Catarina Filipa Ramos Welsh. É constituído maioritariamente por documentos de natureza financeira (livros de caixa de 1873 a 1922); registo de custas de produção industrial (1955); correspondência (1902 a 1908); monografias; publicações em série, em língua inglesa, relativas à indústria da laboração do açúcar e da aguardente sacarina, entre outros. A documentação entregue ao ABM está datada entre 1856 e 1922.Com a assinatura do contrato, o ABM assume a qualidade de depositário do acervo, considerando-se uma fase inicial deste processo, que se pretende empreender até à sua futura doação à Região Autónoma da Madeira. Como depositário, será responsável pela conservação, segurança e tratamento técnico da documentação entregue, procedendo de imediato à sua inventariação, avaliação e seleção.
Refira-se que o Engenho Hinton foi um estabelecimento industrial essencial para o conhecimento da história económica da Ilha e da família proprietária, que deteve um papel significativo na sociedade madeirense, muito por força do engenho do Torreão, que se transformou numa referência da cultura da cana sacarina.

ABM recebeu acervo do padre Alfredo Vieira de Freitas

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) assinou um contrato de doação no dia 24 de outubro, às 17h30, no auditório do ABM, com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa. Os documentos incorporados fazem parte da Biblioteca do Padre Alfredo Vieira de Freitas, que estava depositada na Casa da Cultura de Santa Cruz. Este acervo de grande valor histórico, literário e cultural é constituído por 2256 livros, 81 periódicos e 7 caixotes com documentos que constituem o espólio particular do padre Alfredo Vieira de Freitas. Com a assinatura deste contrato o ABM compromete-se a zelar pela conservação, segurança e tratamento técnico da documentação entregue à sua guarda. Após tratamento, os documentos ficarão disponíveis ao público na Sala de Leitura do Arquivo.

ABM recebe arquivo fotográfico da extinta “Foto Londres”

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) assinou um auto de doação que formaliza a entrada do arquivo da extinta casa fotográfica “Foto Londres”. O arquivo da Foto Londres foi entregue à Região pela Senhora Odete Bettencourt Alves dos Santos Pestana. É constituído por cerca de 54.000 espécies fotográficas, sobretudo fotografias de ateliê (maioritariamente de bilhete de identidade) bem como reportagens de casamentos, batizados e primeiras comunhões.
Com a assinatura deste contrato o ABM compromete-se a zelar pela conservação, tratamento técnico, acessibilidade e comunicação dos documentos entregues à sua guarda. O acesso a este arquivo fica interdito até que se proceda à sua descrição, digitalização e inventário. Após tratamento, as fotografias ficarão disponíveis ao público na Sala de Leitura do Arquivo e Reservados.

Segunda fase da transferência do acervo fotográfico Vicentes

Determinado por despacho de 14 março do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, iniciou-se no dia 17 de julho a segunda e última fase da transferência para o ABM do acervo fotográfico do Photographia-Museu Vicentes. Em causa cerca de 827 mil negativos e outras espécies fotográficas, pertencentes às casas fotográficas, Perestrelos, Joaquim Figueira, Carlos Fotógrafo, Foto Sol, Foto Liz. Já no mês de junho tinham dado entrada cerca de 742 mil espécies fotográficas. Este valioso acervo compreende o vasto património fotográfico da Madeira desde a segunda metade do século XIX até à década de 80 do século XX.

O ABM concretizará um plano de tratamento, inventariação e digitalização deste valioso património, estabelecendo prioridades segundo a importância histórica e técnica das diferentes coleções. Porém, enquanto decorrer a reorganização efetiva do acervo depositado, fica limitado ou mesmo suspenso o fornecimento de imagens e de pesquisas a particulares e entidades públicas e privadas.

Contrato de depósito com a empresa João de Freitas Martins

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira assinou no dia 8 de julho, às 17h30, no auditório do ABM, um contrato de depósito com a Empresa João de Feitas Martins, S.A., através do qual se compromete a zelar pela conservação, segurança e tratamento técnico da documentação entregue à sua guarda. Dos documentos incorporados destacam-se, entre outros, as atas de constituição desta empresa de navegação que remontam ao século XIX.

Protocolo de colaboração com a Empresa de Eletricidade da Madeira

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, através da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, assinou um protocolo de colaboração com a Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A.

A cerimónia teve lugar no dia 12 de julho, às 17h30, no auditório do ABM.

Este acordo tem por objetivo a execução do projeto de inventariação, seleção e transferência para o ABM da documentação histórica da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, na posse da Empresa de Eletricidade da Madeira.