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Perguntas Frequentes

/Perguntas Frequentes

O cartão de leitor/utilizador permite o acesso aos espaços públicos do ABM, bem como aos serviços aí prestados (leitura, empréstimo e reserva de obras, utilização de computadores e acesso à Internet, visualização de conteúdos audiovisuais, entre outros serviços). Porém, para aceder à Sala de Leitura do Arquivo e Reservados (piso 2), terá de ter uma validação de acesso efetuado pelo respetivo serviço.

Não. Terá apenas de requerer uma autorização temporária de leitura. Esta é válida por 3 dias e não é renovável.

O cartão de leitor é gratuito. Em caso de extravio ou dano pode solicitar uma 2.ª via do mesmo, mediante pagamento.

Deve dirigir-se à Receção do ABM para preencher o formulário de pedido de cartão e apresentar um documento de identificação (cartão de cidadão/bilhete de identidade). O pedido de cartão também pode ser efetuado online, mas a atribuição do mesmo carece de validação mediante apresentação de documento de identificação.

Sim, para estudar na Biblioteca é obrigatório fazer o cartão de leitor.

Pesquise no catálogo informático online ou nos postos de pesquisa das salas de leitura, de modo a verificar se as obras que deseja se encontram disponíveis.

Sim, deve escolher o DVD e solicitar ao funcionário que coloque o mesmo para o visionar, mediante a entrega de um documento de identificação.

Sim. As reproduções processam-se em conformidade com as restrições de conservação e comunicabilidade dos documentos, e, designadamente, com o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Os custos constam do nosso Preçário.

Deve dirigir-se ao balcão de atendimento da Biblioteca. Deve apresentar o cartão de leitor e os livros que pretende requisitar.

Pode requisitar:

  1. Literatura – 2 livros durante 30 dias, com possibilidade de renovação por igual período, caso não haja lista de espera.
  2. Científicos – 3 livros durante 7 dias, com possibilidade de renovação por igual período, caso não haja lista de espera.
  3. Infantojuvenil – 5 livros de qualquer área temática durante 30 dias, com possibilidade de renovação por igual período, caso não haja lista de espera.

Todos os livros com fita verde na lombada, em livre acesso nas Salas de Leitura Geral ou Infantojuvenil, ou todas as obras com a indicação “EMPRÉSTIMO” registada na base de dados.

O leitor ficará inibido de utilizar o serviço de empréstimo por período igual ao do atraso.

Sim. Faça a renovação do empréstimo aqui ou contacte os nossos serviços pessoalmente, por telefone ou email, indicando o seu n.º de leitor e a intenção de renovação do empréstimo, a fim de evitar as penalizações.

Sim, pode efetuar o seu pedido recorrendo ao empréstimo interbibliotecário (EIB) para obras de fundos de outras bibliotecas, fora/ou da Região Autónoma da Madeira.

Consulte os auxiliares de pesquisa:

  1. Instrumentos descritivos e respetivo índice – em frente ao balcão da Sala de leitura e no computador da área de referência;
  2. Banco de Imagens (coleções de postais, fotografias e iconografias, registos paroquiais, entre outros) – consulta nos terminais (PC´s) da sala de leitura;
  3. Bases de dados – consulta nos terminais (PC’s) da sala de leitura.

Preencher o impresso de requisição de documentos:

  1. Cada leitor poderá requisitar no máximo três unidades de cada vez (capilha, maço, livro, caixa, pasta, microfilmes);
  2. A cada documento deve corresponder uma requisição. Caso a numeração seja sequencial (por exemplo, livros 1, 2 e 3), basta uma requisição;
  3. Depois de preenchido, entregar o(s) impresso(s) na Zona de Atendimento;
  4. Independentemente do número de requisições efetuadas, é facultado ao leitor um máximo de três unidades de cada vez (capilha, maço, livro, caixa, pasta, microfilme) por forma a evitar a acumulação de documentos na mesa de trabalho;
  5. Se pretende continuar a consultar os mesmos documentos no dia seguinte, deverá indicá-lo ao técnico de serviço. Ao fim de três dias, deve preencher nova requisição.
    Caso queira consultar a biblioteca de referência disponibilizada na sala não necessita preencher requisição.

A documentação não pode ser consultada nas seguintes situações:

  1. Documentação em mau estado de conservação, assinalada na descrição ou com bola vermelha – indicam espécies em mau estado de conservação que estão fora de consulta;
  2. Documentação em expurgo ou em processo de incorporação;
  3. Disponibilidade de suporte alternativo (documentos digitalizados ou microfilmados) assinalada na descrição ou com bola azul;
  4. Espécies de acesso restrito por imposição legal ou contratual.

Consulte o nosso preçário e formas de pagamento, aqui.

  1. Consultar as ferramentas disponibilizadas online;
  2. Solicitar o pedido por carta, email ou telefaxe;
  3. A pesquisa tem custos e é feita a título excecional e mediante a disponibilidade existente. Só é gratuita a pesquisa inicial feita nas bases e IDDs;
  4. Os pedidos de transcrições de documentos serão respondidos mediante a disponibilidade do serviço. Estas solicitações devem ser formuladas por email ou carta. Caso não haja disponibilidade serão encaminhados para a Bolsa de Investigadores. Consulte o Preçário.