Perguntas Frequentes

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Perguntas Frequentes 2016-10-17T09:56:27+00:00
O cartão de leitor dá acesso a que serviços? 2016-10-17T09:57:51+00:00

O cartão de leitor/utilizador permite o acesso aos espaços públicos do ABM, bem como aos serviços aí prestados (leitura, empréstimo e reserva de obras, utilização de computadores e acesso à Internet, visualização de conteúdos audiovisuais, entre outros serviços). Porém, para aceder à Sala de Leitura do Arquivo e Reservados (piso 2), terá de ter uma validação de acesso efetuado pelo respetivo serviço.

Sou residente fora da Madeira e venho de propósito fazer uma consulta esporádica. Preciso obter cartão de leitor? 2016-10-17T09:57:51+00:00

Não. Terá apenas de requerer uma autorização temporária de leitura. Esta é válida por 3 dias e não é renovável.

O cartão de leitor tem custos? 2016-10-17T09:57:50+00:00

O cartão de leitor é gratuito. Em caso de extravio ou dano pode solicitar uma 2.ª via do mesmo, mediante pagamento.

Como obter o cartão de leitor ou autorização temporária de leitura? 2016-10-17T09:57:38+00:00

Deve dirigir-se à Receção do ABM para preencher o formulário de pedido de cartão e apresentar um documento de identificação (cartão de cidadão/bilhete de identidade). O pedido de cartão também pode ser efetuado online, mas a atribuição do mesmo carece de validação mediante apresentação de documento de identificação.

Quero usar a Sala de Leitura Geral – Biblioteca apenas para estudo, sem precisar de consultar livros ou usar os computadores. Mesmo assim, preciso de cartão de leitor? 2016-10-17T09:57:49+00:00

Sim, para estudar na Biblioteca é obrigatório fazer o cartão de leitor.

Como saber se a obra que preciso consultar consta do acervo da Biblioteca? 2016-10-17T09:57:38+00:00

Pesquise no catálogo informático online ou nos postos de pesquisa das salas de leitura, de modo a verificar se as obras que deseja se encontram disponíveis.

Posso ver um filme na biblioteca? 2016-10-17T09:57:49+00:00

Sim, deve escolher o DVD e solicitar ao funcionário que coloque o mesmo para o visionar, mediante a entrega de um documento de identificação.

Posso pedir a digitalização ou fotocópias de documentos na Biblioteca? Quais os custos? 2016-10-17T09:57:48+00:00

Sim. As reproduções processam-se em conformidade com as restrições de conservação e comunicabilidade dos documentos, e, designadamente, com o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Os custos constam do nosso Preçário.

Onde me dirijo para requisitar os livros para empréstimo? 2016-10-17T09:57:47+00:00

Deve dirigir-se ao balcão de atendimento da Biblioteca. Deve apresentar o cartão de leitor e os livros que pretende requisitar.

Quantos livros podemos requisitar de uma só vez? 2016-10-17T09:57:47+00:00

Pode requisitar:

  1. Literatura – 2 livros durante 30 dias, com possibilidade de renovação por igual período, caso não haja lista de espera.
  2. Científicos – 3 livros durante 7 dias, com possibilidade de renovação por igual período, caso não haja lista de espera.
  3. Infantojuvenil – 5 livros de qualquer área temática durante 30 dias, com possibilidade de renovação por igual período, caso não haja lista de espera.
Quais são os livros que posso levar emprestados? 2016-10-17T09:57:46+00:00

Todos os livros com fita verde na lombada, em livre acesso nas Salas de Leitura Geral ou Infantojuvenil, ou todas as obras com a indicação “EMPRÉSTIMO” registada na base de dados.

Qual a penalização se ultrapassar a data de entrega? 2016-10-17T09:57:44+00:00

O leitor ficará inibido de utilizar o serviço de empréstimo por período igual ao do atraso.

É possível prolongar o prazo de entrega de um livro? 2016-10-17T09:57:39+00:00

Sim. Faça a renovação do empréstimo aqui ou contacte os nossos serviços pessoalmente, por telefone ou email, indicando o seu n.º de leitor e a intenção de renovação do empréstimo, a fim de evitar as penalizações.

Através da Biblioteca é possível requisitar obras de outras bibliotecas? 2016-10-17T09:57:37+00:00

Sim, pode efetuar o seu pedido recorrendo ao empréstimo interbibliotecário (EIB) para obras de fundos de outras bibliotecas, fora/ou da Região Autónoma da Madeira.

O que aconselham fazer antes de ir à Sala de Leitura do Arquivo e Reservados? 2016-10-17T09:57:39+00:00
Como fazer pesquisas na Sala de leitura do Arquivo e Reservados? 2016-07-13T10:08:41+00:00

Consulte os auxiliares de pesquisa:

  1. Instrumentos descritivos e respetivo índice – em frente ao balcão da Sala de leitura e no computador da área de referência;
  2. Banco de Imagens (coleções de postais, fotografias e iconografias, registos paroquiais, entre outros) – consulta nos terminais (PC´s) da sala de leitura;
  3. Bases de dados – consulta nos terminais (PC’s) da sala de leitura.
E para consultar os documentos? 2016-07-13T10:08:54+00:00

Preencher o impresso de requisição de documentos:

  1. Cada leitor poderá requisitar no máximo três unidades de cada vez (capilha, maço, livro, caixa, pasta, microfilmes);
  2. A cada documento deve corresponder uma requisição. Caso a numeração seja sequencial (por exemplo, livros 1, 2 e 3), basta uma requisição;
  3. Depois de preenchido, entregar o(s) impresso(s) na Zona de Atendimento;
  4. Independentemente do número de requisições efetuadas, é facultado ao leitor um máximo de três unidades de cada vez (capilha, maço, livro, caixa, pasta, microfilme) por forma a evitar a acumulação de documentos na mesa de trabalho;
  5. Se pretende continuar a consultar os mesmos documentos no dia seguinte, deverá indicá-lo ao técnico de serviço. Ao fim de três dias, deve preencher nova requisição.
    Caso queira consultar a biblioteca de referência disponibilizada na sala não necessita preencher requisição.
Porque não posso consultar toda a documentação? 2016-07-13T10:09:11+00:00

A documentação não pode ser consultada nas seguintes situações:

  1. Documentação em mau estado de conservação, assinalada na descrição ou com bola vermelha – indicam espécies em mau estado de conservação que estão fora de consulta;
  2. Documentação em expurgo ou em processo de incorporação;
  3. Disponibilidade de suporte alternativo (documentos digitalizados ou microfilmados) assinalada na descrição ou com bola azul;
  4. Espécies de acesso restrito por imposição legal ou contratual.
Quais são as formas de pagamento dos vossos serviços? 2016-10-17T14:21:14+00:00

Consulte o nosso preçário e formas de pagamento, aqui.

Como posso solicitar documentação à distância? 2016-09-27T16:46:52+00:00
  1. Consultar as ferramentas disponibilizadas online;
  2. Solicitar o pedido por carta, email ou telefaxe;
  3. A pesquisa tem custos e é feita a título excecional e mediante a disponibilidade existente. Só é gratuita a pesquisa inicial feita nas bases e IDDs;
  4. Os pedidos de transcrições de documentos serão respondidos mediante a disponibilidade do serviço. Estas solicitações devem ser formuladas por email ou carta. Caso não haja disponibilidade serão encaminhados para a Bolsa de Investigadores. Consulte o Preçário.