Comemorações do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental
Arquivo fotográfico do Diário de Notícias da Madeira
ABM divulga primeiro lote de quase 700 fotografias

O ABM dá início à divulgação do arquivo fotográfico do Diário de Notícias da Madeira, com um conjunto de quase 700 fotografias alusivas aos primeiros “Raids” do Diário de Notícias (anos de 1988 a 1992), ficando as respetivas descrições e objetos digitais associados, disponíveis na plataforma de pesquisa de arquivos.
Fundado em 1876 pelo cónego Alfredo César de Oliveira, o Diário de Notícias da Madeira é um dos jornais diários mais antigos do país. O arquivo fotográfico e documental do Diário de Notícias da Madeira é constituído por cerca de meio milhão de espécies fotográficas e uma trintena de caixas com material de apoio à edição, cobrindo fundamentalmente o último quartel do século XX e inícios da presente centúria. Os registos fotográficos dizem respeito a temáticas generalistas objeto da edição do jornal: pessoas; acontecimentos; património (natural e edificado); transportes; justiça; política; desporto. O arquivo engloba ainda uma importante coleção de telefotos retratando factos nacionais e internacionais. Representa um testemunho notável de vivências e dos factos de um período da história recente do arquipélago da Madeira.
A organização do fundo respeita a disposição de origem, constituída por três grandes secções temáticas: A – Temas genéricos; B – Desporto; C – Barcos. Acresce uma quarta secção com os negativos dos repórteres/correspondentes do jornal e uma quinta secção intitulada “Arquivo”, que guarda os instrumentos de recuperação de informação concebidos pela empresa. A disponibilização de objetos digitais na plataforma de pesquisa de arquivos irá prosseguir nos próximos meses, de forma faseada.