Início2024-04-10T10:38:48+00:00

DRABM renova Certificação de Qualidade

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira mantém a certificação do sistema de gestão da qualidade, após auditoria de renovação que decorreu realizada entre os dias 16 e 19 de janeiro, pela SGS.

O principal objetivo da auditoria foi confirmar que o sistema de gestão da DRABM cumpre todos os requisitos da Norma de Referência ISO 9001:2015. Foram avaliadas as seguintes atividades: Ingresso de Arquivos e Bibliotecas; Organização, Descrição e Catalogação de Documentos e Espécies Bibliográficas; Preservação, Conservação e Restauro de Documentos; Serviços de Informação e Leitura Pública; Serviços de Certificação de Documentos; Apoio Técnico à Administração Pública e a Entidades Privadas e Pessoas Detentoras de Documentação de Interesse Histórico-Cultural; Atividades Educativas e Culturais; Investigação Histórica; Edição e Divulgação de Fontes no Âmbito da História, da Cultura e do Património Insulares.

No final constatou-se que estão cumpridos os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis. Verificou-se também que o sistema de gestão permanece implementado e foi mantido com eficácia, conduzindo ao cumprimento dos objetivos e à realização das políticas da instituição.

Esta certificação de qualidade é válida até dezembro 2026, sujeita a auditorias de acompanhamento.

Exposição colaborativa “Falar de Janela”
19 de abril a 9 de junho

No âmbito das celebrações do Mês do livro ficará patente a partir de 19 de abril, no átrio do ABM, a exposição “Falar de Janela”. O principal objetivo é revelar o importante trabalho das bibliotecas da rede na divulgação do Livro e da Leitura junto de comunidades distintas: escolas, centros de dia, associações, lares, entre outras. A temática transversal é “A Celebração da Língua Portuguesa”, a propósito do quinto centenário do nascimento de Luiz Vaz de Camões. Coube a cada biblioteca participante expor uma tela executada pela sua instituição parceira. Os resultados ficam expostos no átrio Arquivo e Biblioteca da Madeira, numa exposição visitável até 9 de junho.
Participam no projeto “Falar de Janela” 11 instituições: as bibliotecas municipais do Funchal, Machico, Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Santana, Ribeira Brava, Santa Cruz, São Vicente, Porto Santo, além da biblioteca da Escola Básica e Secundária da Calheta e da biblioteca do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Luiz Peter Clode.

ABM disponibiliza 27 monografias de Fundo Local da Biblioteca Municipal do Funchal (séculos XIX e XX)

No âmbito do protocolo assinado entre a DRABM e a Câmara Municipal do Funchal estão disponíveis, na plataforma de pesquisa de bibliotecas, 27 monografias da Biblioteca Municipal do Funchal.
Este primeiro lote possibilita o acesso a obras dos séculos XIX e XX, de autores madeirenses, na sua maioria, e de autores estrangeiros. Os livros pertencem ao Fundo Local da Biblioteca Municipal do Funchal, uma área que reúne todas as obras publicadas sobre a Região e de autores madeirenses.

Após a digitalização os objetos digitais ficam acessíveis em linha, no CCBM e na Rede Nacional de Objetos Digitais. Recorde-se que os objetivos do acordo assinado entre a DRABM e a Câmara Municipal do Funchal são preservar, valorizar e divulgar o património documental e bibliográfico da RAM e promover o livro e a leitura e contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura e a história do arquipélago da Madeira.

Acesso às obras

ABM disponibiliza novo lote de documentos do Arquivo do Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas

O Arquivo e Biblioteca da Madeira disponibiliza cerca de 1200 objetos digitais dos tombos 14.º, 18.º e 19.º, pertencentes ao Juízo dos Resíduos e Capelas da Madeira. Os documentos agora acessíveis na plataforma de pesquisa de arquivos estão datados entre 1787 e 1831.

Estes tombos assumem-se como livros de registo geral e contêm o traslado de testamentos, cartas régias, provisões, ordens e ofícios respeitantes à posse, administração e abolição de bens vinculados e, ainda, relativos ao funcionamento administrativo e institucional do próprio Juízo – por exemplo, cópias de provimentos de ofícios e de editais de correições.

Acesso aos documentos

Investimento histórico ao abrigo do PRR no Arquivo e Biblioteca da Madeira

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRABM, no âmbito de eixos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visam a simplificação e a digitalização dos serviços públicos e a transição digital da administração pública da Região, está a implementar o projeto “Preservação digital do património documental”.

O projeto visa diversos objetivos, entre os quais se destacam a preservação do património documental da RAM por via da sua desmaterialização, o aumento da taxa de digitalização do extenso acervo à guarda da DRABM (que ascende atualmente a cerca de 27 km lineares de documentos), o incremento de informação e conteúdos digitais que replicam o património arquivístico e bibliográfico regional disponíveis em linha e em acesso livre, a otimização da resposta aos leitores do Arquivo e Biblioteca da Madeira e a disponibilização de novas soluções em matéria de recursos e plataformas virtuais de pesquisa. Assim, pretende-se maximizar a acessibilidade e visibilidade, dentro e fora da Região, do património cultural madeirense e potenciar a investigação e a produção de conhecimento, designadamente no âmbito da história, da cultura e do património insulares.

A iniciativa “Preservação digital do património documental” enquadra-se numa estratégia integrada e de longo prazo, que tem vindo a ser perseguida pela DRABM, de conservação, preservação e divulgação por via digital do património documental histórico e bibliográfico da Região, e recorre, fundamentalmente, a três expedientes: o reforço de meios tecnológicos de captura e desmaterialização de suportes documentais; a desmaterialização de conjuntos documentais de especial valor histórico, informativo e probatório e a implementação de plataformas virtuais para leitura, acesso e divulgação/dinamização de espécies documentais e bibliográficas.

O mesmo projeto desdobra-se em vários subprojetos que visam adquirir os seguintes bens e serviços: digitalização de documentos em diferentes suportes (papel, filme, vidro e película); implementação de software de criação e gestão de uma biblioteca digital; remodelação do sítio web da DRABM; aquisição de equipamentos de digitalização.
A componente financeiramente mais relevante do projeto, que originou já adjudicações com um preço contratual total de quase 1,2 milhões de euros, refere-se à aquisição de serviços de digitalização, incluindo serviços acessórios como planificação e conservação curativa, acondicionamento de suportes e tratamento ou restauro digital de imagens.

São cinco os universos documentais a intervencionar neste âmbito, nomeadamente os livros de matrizes prediais das Repartições de Finanças da Madeira dos séculos XIX e XX (documentação de grande utilidade para o cidadão, sendo objeto de grande procura e encontrando-se, em simultâneo, em mau estado de conservação), os processos de testamentos e legados pios dos séculos XVII a XIX (conjunto documental volumoso que integra os arquivos do Juízo dos Resíduos e Capelas, do Juízo do Resíduo Eclesiástico e da Câmara Municipal do Funchal. Documentação de grande interesse para a investigação histórica), uma coleção histórica de jornais madeirenses (compreende cerca de 260 títulos, incluindo o primeiro periódico madeirense, o Patriota Funchalense, entre outros periódicos regionais que se publicaram no arquipélago desde a década de vinte do século XIX), suportes fílmicos (várias centenas de bobines de 8, 16 e 35 mm, que integram o acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s e que consubstanciam um importante património fílmico histórico relativo à Madeira) e negativos fotográficos em vidro e película. Neste último caso, tendo a DRABM à sua guarda um vastíssimo acervo fotográfico que se estima em cerca de 4 milhões de negativos e provas fotográficas (incluindo todo o acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s), urge continuar o esforço da sua desmaterialização, que tem vindo a ser empreendido desde o ano de 2017, sendo que se irá privilegiar no âmbito do projeto a digitalização de negativos dos seguintes fundos: Diário de Notícias da Madeira, Foto Figueiras, Photographia Vicente, Perestrellos Photographos e Carlos Fotógrafo.

Para além dos cinco projetos de digitalização dos conjuntos documentais referidos, já em execução, que irão fazer crescer o acervo digital da DRABM em quase 1 milhão de ficheiros e aproximar dos 10 milhões de ficheiros o volume global do acervo digital gerido pela DRABM, o projeto “Preservação digital do património documental” contempla ainda a modernização e remodelação da estrutura e funcionalidades do sítio web da DRABM e a atualização do seu layout, para além da implementação de uma nova biblioteca digital e solução de repositório digital para arquivos e bibliotecas, sendo que estes dois projetos já se encontram também em execução.

Apresentação da Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, n.º 6

26 de março

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresenta no dia 26 de março, pelas 17:00, no auditório do CEHA-AV (rua das Mercês, n.º 8), o n.º 6 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série.
À semelhança dos anteriores, este número, respeitante ao corrente ano de 2024, é publicado em suporte digital e fica alojado em linha, na página institucional da DRABM – https://ahm-abm.madeira.gov.pt/ –, permitindo o acesso livre e gratuito. A revista continua a cumprir elevados padrões de qualidade científica e, desta feita, conta com 17 artigos, frutos da colaboração de vários autores, que ficam para a posteridade como alicerces robustos da sempiterna edificação do conhecimento – sobre a Madeira, as Ilhas Atlânticas, o Atlântico e a Globalização.

A partir deste número, a revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, passa a estar indexada e referenciada nas seguintes bases de dados internacionais de publicações periódicas científicas: Dialnet; RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal; e Open Academic Journals Index.

Capa: Reprodução fotográfica (por Gregório Cunha) de uma pintura (óleo sobre tela) de Élia Pimenta, sem título e sem data. Coleção do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Go to Top